Comunicação nos Media Sociais

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2019/2020

Código: CS30026
Sigla: CMS
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ricardo Jorge Melo Nunes
Corpo docente: Ricardo Jorge Melo Nunes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc

 Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
 Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
 Produz texto crítico sobre fenômenos comunicacionais emergentes;

Conteúdos programáticos

1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) nos media (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
Youtube
Whatsapp
Instagram
Twitter
Snapchat
Facebook


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceptual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.

Metodologias de ensino

Aulas de exposição
Trabalho em equipa

Nota: Embora já tivesse sido definida uma metodologia de trabalho baseada na elaboração de uma estratégia de comunicação para o grupo de media Semmais, assente em grupos de trabalho autónomos, orientados em tutoria, a mesma foi redirecionada com recursos de comunicação lectiva a distância. Assim, manteve-se praticamente toda a planificação inicialmente previstas, tendo sido ajustada nos métodos e técnicas de trabalho.
Recursos: EMAIL, WHATSAPP,ZOOM.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa ea sua posicionamento crítico.

Metodologia e provas de avaliação

1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (20%)
2. Leitura e apresentação de textos (30%)
3. Frequência da avaliação (50%)

Página gerada em: 2024-05-03 às 22:37:36