Código: | CS30026 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CMS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Ricardo Jorge Melo Nunes |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Ricardo Jorge Melo Nunes |
Português
Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc
Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
Produz texto crítico sobre fenômenos comunicacionais emergentes;
1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) nos media (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
Youtube
Whatsapp
Instagram
Twitter
Snapchat
Facebook
Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceptual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.
Aulas de exposição
Trabalho em equipa
Nota: Embora já tivesse sido definida uma metodologia de trabalho baseada na elaboração de uma estratégia de comunicação para o grupo de media Semmais, assente em grupos de trabalho autónomos, orientados em tutoria, a mesma foi redirecionada com recursos de comunicação lectiva a distância. Assim, manteve-se praticamente toda a planificação inicialmente previstas, tendo sido ajustada nos métodos e técnicas de trabalho.
Recursos: EMAIL, WHATSAPP,ZOOM.
A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa ea sua posicionamento crítico.
1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (20%)
2. Leitura e apresentação de textos (30%)
3. Frequência da avaliação (50%)
|